domingo, 8 de maio de 2011

A Criança Que Pensa Em Fadas

A CRIANÇA que pensa em fadas e acredita nas fadas 
Age como um deus doente, mas como um deus. 
Porque embora afirme que existe o que não existe 
Sabe como é que as cousas existem, que é existindo, 
Sabe que existir existe e não se explica, 
Sabe que não há razão nenhuma para nada existir, 
Sabe que ser é estar em algum ponto 
Só não sabe que o pensamento não é um ponto qualquer. 
                                              (Fernando Pessoa)

sexta-feira, 6 de maio de 2011

EU

Eu sou a que no mundo anda perdida,
Eu sou a que na vida não tem norte,
Sou a irmã do Sonho, e desta sorte
Sou a crucificada... a dolorida...

Sombra de névoa ténue e esvaecida,
E que o destino, amargo, triste e forte,
Impele brutalmente para a morte!
Alma de luto sempre incompreendida!

Sou aquela que passa e ninguém vê...
Sou a que chamam triste sem o ser...
Sou a que chora sem saber porquê...

Sou talvez a visão que Alguém sonhou,
Alguém que veio ao mundo pra me ver
E que nunca na vida me encontrou!

                                                          (Florbela Espanca)

quarta-feira, 4 de maio de 2011

TRAIÇÃO/INFIDELIDADE

"Infidelidade é o descumprimento de um compromisso de fidelidade. É uma violação de regras e limites mutuamente acordados em um relacionamento. Em sua acepção mais comum, a fidelidade é manter relações amorosas somente com uma pessoa que é sua parceira ou parceiro."


Começo esse post com uma pergunta: você perdoaria uma traição?
Bom, eu não.
E assim, faço outra pergunta: Por que as pessoas são infiéis?
Eu fui criada num mundo que parece ser paralelo ao das pessoas que eu conheço, já que a grande maioria das pessoas ao meu redor, considera traição algo normal.
A citação acima diz que fidelidade é manter relações amorosas somente com uma pessoa ou parceiro, por que não conseguimos (sim, generalizando), nos contentar com somente um relacionamento? Por que parece que a traição está cravada em nosso âmago?
Em que parte da história foi dito que trair é algo natural e que pode acontecer, quase que por acidente?
Quando você realmente ama alguém e acima disso, respeita esse mesmo alguém, só essa pessoa te basta, você não vê necessidade de olhar para mais ninguém e nem vontade de estar com outra pessoa, porque quem está ao seu lado, te completa, soma...
Sim, sou daquelas que acredita que a pessoa que trai, não ama e sim, sou criticada por pensar assim.
Já ouvi coisas do tipo: "Eu traio minha esposa só porque nós moramos longe um do outro, passamos muito tempo longe e eu me sinto sozinho. Mas eu amo muito a minha esposa."
Não, você não ama sua esposa. Quem você quer enganar?
O casamento costumava ser algo sagrado; parece que todos os valores estão sendo deixados para trás.
A relação extra conjugal sempre foi algo comum (mesmo assim, erradp), no Universo masculino. O homem sempre teve necessidade de auto afirmação e quase que por instinto animal, costumava ter mais de uma parceira. Mas em algum lugar do caminho, o qual não sei precisar, a mulher se achou no direito de fazer o mesmo, de começar a agir como homem.
Queremos espaço sim nessa sociedade machista, mas será que é desse jeito que seremos respeitadas?
A mulher quer ser reconhecida, quer ser vista e quer se fazer diferente do homem e superior a ele, mas será que ao trair e ser infiel, ter milhões de parceiros e desrespeitar a pessoa que está ao seu lado, ela está sendo superior? E ainda tem a capacidade de vir com a história de que "homem só muda de endereço", "homem não vale nada"... Mas o que estão 'valendo' as mulheres?
Uma pesquisa feita em uma Universidade de Londres comprovou que homens e mulheres com QI mais alto têm menos tendência a trair seus parceiros. Então, dá para concluir que a traição tem relação com inteligência, com evolução, certo?
Eu me questiono se quem trai, já foi traído em algum momento, se descobriu a traição. Posso garantir que é a pior sensação do mundo.
Você constrói sonhos e aspirações em torno de alguém que ama e saber que foi traído (a), destrói quaquer coisa e qualquer pessoa, por mais forte que seja; você se sente reduzido a quase nada, se sente trocado como se fosse uma mercadoria e não consegue parar de se perguntar onde foi que errou.
Você não errou! A pessoa ao seu lado não sabia amar.
Trair por que, ser infiel por que? Se o seu relacionamento está ruim, uma traição não vai fazer melhorar!
Essa desculpa é a pior de todas, sem dúvidas!
Eu olho o Mundo e as pessoas e, de verdade, não consigo ficar a vontade ao pensar em quais valores vamos deixar para as gerações futuras!
                                                       (Juliana Teixeira em http://juzinha-teixeira.blogspot.com)
                                        

segunda-feira, 2 de maio de 2011

A RESPOSTA

Um certo dia me perguntaram em que eu pensava para conseguir escrever meus textos, com um leve sorriso e uma desculpinha esfarrapada me desviei da pergunta. Mas resolvi responder essa pergunta com esse novo texto.
Eu penso no ontem, penso no agora e penso no amanhã.
O ontem e o hoje me são angustiantes e tristes, exceto por ter te conhecido, e meu futuro é o que me resta, pois, me é desconhecido e me traz esperanças, afinal de contas, se em um passado eu perdi muito e agora, no presente, estou tendo de sentir meu desejo ser a causa de minhas dores – e isso é algo claro de se ver, por eu deixar escapar por meus olhos a tristeza, ter minhas mãos trêmulas pelo nervosismo e ter meu coração disritmado – então eu tento criar - talvez, me iludir, seja a frase correta –boas expectativas para meu futuro.
Mas eu digo, minha tristeza do presente seria maior se sem ela em meus pensamentos tivesse. Por ela que tento esquecer o passado, ter um pouco mais de força no meu presente para consertar meu futuro e ter esperanças nele.
Por ela que hoje estou me erguendo das cinzas, por ela que hoje, mesmo ainda angustiado, eu consigo dar o primeiro passo para o meu futuro desconhecido. É por ela que ainda existo e é por ela que eu escrevo.
Seu rosto, todo momento em minha mente está, traz inspiração e ânimo para escrever, crescer  e, principalmente, viver.
Muitos poderão não entender o que escrevi até aqui, mas espero que a pessoa que me fez a pergunta tenha entendido minha resposta.
                                                                   (Natan Boanafina)